Estudar no Colégio Tiradentes, não é apenas ter que usar farda, arrumar o cabelo e saber marchar. Estudar lá é saber respeitar a todos, e não apenas por causa da hierarquia, é adquirir o costume de chamar a todos de senhor e senhora, mesmo que a pessoa seja mais nova que você, é almoçar no galpão da escola pelo menos duas vezes por semana e ter consciência do que se está fazendo. Estudar lá é saber aproveitar a vida ao máximo, é rir sem motivo e se segurar para não fazer isso em forma, é já entrar com o apelido de Smurf e com vontade de ser o melhor deles.
A cada formatura que participamos, nos emocionamos e torcemos para que ao final ela seja perfeita. Nós entramos no colégio no primeiro ano do Ensino Médio, ou seja, temos pela frente ainda três anos de escola, mas já nos primeiros dias, quando a paixão pelo colégio aumenta, ficamos com uma pontada de tristeza por causa disso, pois o tempo corre e três anos passam muito rápido. Quando ingressamos, nós somos primeiros anistas, temos que aprender como tudo por lá funciona, temos que recuperar a matéria que talvez tenha sido mais fraca da escola que viemos, temos que limpar a escola e nos prepararmos para os primeiros eventos militares aos quais somos voluntários a participar. No ano seguinte, nos tornamos veteranos, começamos a receber as queridas continências e retribuímos com o maior prazer. Nesse tempo, já pegamos as manhas da escola, já cativamos e fomos cativados, já usamos a farda desde o primeiro dia letivo, um ano sem muitas novidades. Até que chegamos ao terceiro ano, um ano especial, mas de muitas lágrimas e lembranças, começamos a pensar que cada dia é o último, afinal, jamais teremos um primeiro dia de aula novamente, comemoraremos nosso último aniversário do colégio e desfilares pela última vez no 7 de setembro.
Durante o primeiro ano, passamos pelos momentos mais inesquecíveis do colégio. Começamos na semana de adaptação, quando conhecemos nossa turma, uma turma formada pelas pessoas mais malucas e divertidas que conheceremos, que sabem como se defender e na qual um ajuda e respeita o outro. Cada turma possui seu grito de guerra e se orgulha quando ninguém recebe uma alteração no temido CAL. É nessa semana que conhecemos nossos comandantes e começamos com eles uma amizade eterna, afinal, são eles que nos ajudam em qualquer situação que precisamos, eles nos conquistam de um jeito que só eles sabem e acabam se tornando as pessoas para as quais prestamos continência não porque devemos, mas porque realmente achamos que eles merecem recebê-la.
Entrega das boinas?! Simplesmente uma solenidade inesquecível e uma das mais importantes que participamos. Neste dia, queremos que tudo seja perfeito, que o dia esteja bonito, que todos os convidados compareçam e que o nosso passo esteja na cadência correta. Pode ser que uma chuva comece a cair, mas com a ajuda dos amigos ela se torna insignificante e a formatura fica linda e com ainda mais recordações. Correndo na chuva, em direção ao ginásio, gritos para ficarmos em silêncio, todos cuidando para não sujarem as roupas e, por incrível que pareça, acertamos todos os dispositivos. Pode ser que a luz falte e o som não funcione, mas usamos a imaginação para tentarmos descobrir o que estão discursando. Bradamos o juramento como uma promessa que estamos dispostos a cumprir e cantamos o Hino Rio-Grandense com todo o amor que habita em nossos corações.
Ao final, milhares de fotos são tiradas, e recebemos ali os melhores abraços de nossas vidas. Uma etapa já cumprida, uma dificuldade já superada, uma data para ser recordada. Nesse momento, para qualquer lado que olhávamos, víamos sorrisos e lágrimas. Sorrisos, obviamente de alegria e lágrimas, de orgulho.
“ O céu nos presenteando com chuva,
a banda começando a tocar,
as palmas já atingem nossos ouvidos,
começamos assim a marchar
e o nome Tiradentes pra sempre vamos levar...”
Ai Hannah Adorei , perfeito , coloca isso como discurso na proxima formatura *-*
ResponderExcluirQuerida Hannah,
ResponderExcluirParabéns pela Boina!
Lamentei muito não poder ter ido, em virtude de compromisso com atividade do CM na UFRGS. No entanto, por vários momentos eu e o Cel De Souza comentamos sobre a formatura e sobre ti.
Que sejas muito feliz no Colégio Tiradentes!
Estou convicto de que o CT ganhou uma excelente aluna, que vibrará com ele em cada formatura e em cada outra atividade, contribuindo muito para que ele continue sendo uma das melhores escolas do nosso Estado!
Parabéns também pelo belo texto que escreveste. Merece ir para os anais do CT!
Abração!
Smurfeth!! Foi tanta dedicação e organização,
ResponderExcluirtanto empenho pra tudo dar certo, tanta tietagem orgulhosa dos amigos e familiares, uma carinhosa comoção coletiva, que os ceus se renderam e enviaram uma chuva torrencial, para que seu som no telhado de zinco soasse como um estrondoso e entusiasmado aplauso consagrador.
Parabéns guerreira, com carinho
Lau Hique e Vladi
'